18 janeiro, 2009

intercâmbio

se pretendes fazer intercâmbio, pare de ler. vou falar muita coisa negativa sobre intercâmbio.

este é um desabafinho chato e bicha. não se incomode em não ler. não vai perder muita coisa. em verdade, vais perder coisas "bichas", o que pode ser ótimo. (ah, desculpe por usar a palavra 'bichas', mas é meio açucaradinho este post porcaria maledeta)

começando:

sabeis, tem uns programas de intercâmbio no instituto de física. e claro, muitos alunos se candidatam a esses programas. um dos mais famosos é da politechnique (sei lá com escreve, wtf; é na frança).

bem, fazer intercâmbio durante a graduação me parece um baita upalalá pro currículo nosso de cada dia. apesar de que tenho poucas informações sobre como é fazer intercâmbio. vou perguntar a outrem maizinformado.

bem, você vai conhecer um país novo. cotidiano novo. ter mais independência e mais responsabilidades conseqüentemente. aprender muita coisa sobre a vida sozinho. resumindo, muitas experiências de vitæ, algo excitante.
é claro que tambem é como mudar de escola. no caso um pouco maior, apesar de vocÊ ter mais experiência pra ldiar com isso.

mas o caso vem ahora. durante dois anos eu fiquei passando quase todos os dias da semana no instituto de física, junto com colegas/amigos. os quais estavam fazendo mesmas matérias que eu, e passando pelos mesmo problemas que eu (em sua maioria). meu cotidiano integrava eles. acabei ficando muito ligado a eles.

em resumo, fiz amigos que apreciei demais.

agora muitos deles vão ou pensam em fazer intercâmbio.
o cotidiano meu lá na física vai ficar meio vazio. solitário. claro, ainda tenho meus outros amigos, mas um amigo não substitui o outro.

no final noto como sou carente. aprecio demais meus amigos. sempre tento ser mais independente porque sou carente naturalmente quanto a amizade. acho que é porque eu não tinha amizades fortes e boas como as que tenho atualmente. sabem aquelas histórias de eu estar entre a 5a e 8a série. já contei antes como era solitário o cotidiano.

e reitero, por isso que em textinhos antigos nesta joça eu falava de ser o velho e clichê "lobinho solitário". para a mentira um dia virar verdade sem eu me esforçar muito.

sobre o intercâmbio em sí, eu tenho de dizer quais são os pontos positivos e negativos que me ocorrem, afinal é tambem uma opção para mim (espero).

falei já os positivos que me ocorreram. falar-ei dos negativos agora.

todo processo de seleção... depois mudar de país...falar lingua aleatória...sem amigos...sem parentes. só para ir lá por 2 anos, fazer amigos, ter como meta estudar, se formar e voltar pro país de origem e nunca mais ver seus amigos estrangeiros. ou ficar por lá e não mais ver seus antigos amigos.

durante esse tempo no exterior, tambem perde-se o contato com os amigos do país natal. não o contato em sí, mas o hábito de conhercer-los. eles vão mudando, nós vamos mudando. acabamos nos desencontrando depois de muito tempo. e é como uma ruptura abrupta. e mesmo que não mudemos e eles não mudem, é diferente você ir conversar com um amigo que você antes via todo dia, e agora você não o via há mais de 2 anos. você perde a intimidade com o amigo.

no fim soy una "bicha" sentimental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário