11 dezembro, 2008

estudos

estou melhor, fui arrebatado por idéias extremamente avassaladoras para minha vida. tudo bem, foram só umas idéias comuns, pra ser sincero...a quem estou tentando parecer um filósofo genial?

noutro dia pretendo contar as idéias terríveis que me assolaram. então idéias terríveis me trouxeram a vida novamente. ainda mais, trouxeram minha vontade de entender as coisas à tona novamente. um brinde a isso. (podeiamos fazer mais brindes a mais coisas. desse jeito a vida pareceria mais uma sucessão de sucessos do que uma sucessão de falhas, afinal, vejo por aí 77% mais gente no ponto de ônibus reclamando da vida do que fazendo brindes de champanhe.

o que me fez sair da depressão do fato de eu ter sido um idiota estes últimos tempos.
bem, primeiramente, eu me sentia idiota pois não estava levando a física devidamente a sério. pois até agora consegui aprender grande maioria das coisas levando o curso en las coxas. claro que eu queria aprender, mas não apresentava coisasdesafiadoras realmente. aí apareceu física matemática e me deu um drible, com direito a gol quando a bola rebateu na minha cara. então bem, eu tentei recuperar a matéria perdida em fismat, mas aprender sozinho com um livro chato não deu muito certo, afinal eu ficava preso a picuinhas, do tipo querer provar que a série de fourier realmente é um aproximação precisa de uma função quando converge, ao invês de ir lá estudar transformada de fourier quando necessário.
-(ah, estou aqui escrevendo para descansar)-
bem, entrei em depressãozinha, já que eu falhei pra passar em fismat, enquanto muitos outros colegas meus tiveram sucesso. e é divertido, você olha para os lados e vê colegas seus geniais e esforçados, com força para perseguir o que querem, e parece que eles já sabem bem o que querem. enquanto lá estava eu...cansado das últimas férias (em que tive recuperação e fiquei estudando durante as férias por muito tempo) e do outro semestre...
(existem uns casos chatos, entre os meus colegas. a maioria vai bem pois vai às aulas e simplesmente segue os passos que o professor vai passando nas aulas. mas tem outros -que eu tenho muita inveja- que conseguem ir bem na matéria sem ir nas aulas, somente estudando nos livros. eles são tão inteligentes, como posso não conseguir o mesmo?)
bem, continuando, os outros são muito mais inteligentes que eu, pois notaram que faculdade deve ser levada a sério, e eles sabem o que querem fazer da vida. eu levei na brincadeira faculdade, achando que poderia freqüentá-la sem ter de estudar até chegar ao ponto que o estudo deixa de ser prazeroso.

no final, como fiquei depressivozinho, fiquei matutando comigo mesmo, e sofrendo internamente por me achar burro demais para fazer as coisas que quero. mas dei-me conta de uma cousa.
"já é final de ano, estamos em dezembro, logo será 2009.
e em janeiro farei aniversário, puxa, que rápido...meus deuses! farei 20 anos?!"
aí entrou a minha crise do 20 anos. toda minha vida me lembro de ter tido 1x anos, sendo x pertencente aos naturais menores que 10. e logo agora eu chegaria no x=0 de novo?! porque não demorar mais uns 30 anos para isso ocorrer? pensei em seguinte que estaria fazendo logo 40 anos, metade da minha vida teria se passado e eu não poderia voltar atrás para aproveitar melhor, depois chegaria aos 60 anos, e realmente perdi as oportunidades, mas ainda restam algumas, então chego aos 80...aos 80 eu teria certeza de que morreria a qualquer momento. na verdade ao notar que eu faria 20 anos de existência, e que eu não fiz nada demais, nem tive uma aventura da qual me orgulhe, nem fiz algo do qual me orgulhasse realmente, eu notei que estava mais perto da morte natural, e que fiz pouco da minha vida. mais, que eu não sabia nem um pouco da vida, e nem idéia do que era a morte.
foi isso que fez meu espírito se tornar um aventureiro de novo. não tenho tempo a perder. tem todo um conjunto de mistérios aí que uns homens desvendaram alguns, e outros ainda permanecem intocados. os livros de física são oq ue me interessa sobre o univeso. junto com biologia, mas bio me parece que precisa de muita química, e me parece que química pecisa de muita física, então física vem primeiro para entender como funcionam as coisas desde duas bases. ao me dar conta, minha vontade de entender as coisas tinha voltado repentinamente, com força total. fazia um semestre inteiro que não sentia isso, ou talvez dois semestres.
nesse momento eu estava rindo com o maior sorriso que poderia dar. isso no meio do ônibus de volta a casa. lembrei da vez em qeu eu e márcio zambeqchua reencontramos lorena após um longo tempo de não companhia. quando voltavamos da saída recreativa, no metro vimos uma muié que sorria involuntariamente e largamente. ela parecia se divertir com o metrô, enquanto pensava sobre coisas particulares a ela. tentei esconder meu sorriso, pois em tempos de paranóia na sociedade, um sorriso pode ser intepretado como "tá tirando um sarro da minha cara, ô matuto? vamos lá resolver nossos problemas com um desafio de jô ken po!".

foi assim que se sucedeu meu final de semestre na faculdade e o retorno da minha vontade de estudar.

7 comentários:

  1. Um brinde a isso! Outro dia fiz um brinde com sanduíches... Obviamente os sanduíches não gostaram muito.

    Porque o trabalho de semi-vizinho seria trabalho dos outros?

    ResponderExcluir
  2. filofos nunca são geniais quando vivos... E quando o são, são seres como Paulo Coelho...

    ResponderExcluir
  3. o desenho acima fiz há tempos, por isso ficou sujo e meio borrado em umas partes...

    ResponderExcluir
  4. vc é mais novo que eu!
    nunca esperaria.

    ResponderExcluir
  5. desiste de ser inteligente.

    você é muito mais interessante sendo outras coisas.

    ResponderExcluir
  6. 1. Fico feliz por você

    2. Tem aquela frasesinha: quando você chega na faculdde, descobre que biologia na vdd é química, química na vdd é física, física na vdd é matemática, matemática na vdd é lógica; portanto, acho que você deve começar a estudar lógica. :þ

    3. Fazer vite anos é mesmo meio transformador, não é?

    4. Seus desenhos me dão um bocado de mêdo.

    5. O No 5 ficou longo demais e eu resolvi postar no meu flog.

    ResponderExcluir
  7. Não se preocupe, eu não pretendo cursar todas as 24 matérias em que me matriculei. Só me inscrevi num monte pra ter mais chance de pegar uma ou duas. De verdade, não cogito fazer mais de duas matérias de comp; talvez eu decida fazer só uma, e uma de matemática.

    Você acha que eu devo fazer cálculo vetorial? É legal assim? Ou tem coisas mais legais? (pergunto isso pq eu acho q só quero fazer uma, no máximo duas matérias matemáticas).

    Valeu pelas dicas

    ResponderExcluir