08 setembro, 2009

meios

o problema de fazer faculdade, é que em muitas matérias da graduação você só aprende mecanicamente as coisas. eu acho que preciso fazer iniciação dientífica para me sentir útil como ser pensante e criativo. tem algo na graduação que não me impele a estudar, que é a falta de problemas na minha frente. talvez eu vá tentar fazer umas patentes então. ganhar dinheiro com essas patentes o resto da vida...e trabalhar escrevendo livros o resto do tempo? ou talvez fazer um programa tipo discovery channel ao estilo "sobrevivendo na selva com uma meia e um pacote de nachos 100 gramas".

sempre achei interessante a idéia dos filósofos antigos. eles estudavam muitas coisas. muitas vezes eu me canso de exatas e fico pensando em coisas da área de humanas... queria saber como conciliar as duas sem ser uma delas como hobby talvez.

talvez, além disso, eu não tenha uma concepção de vida que me faça ter um objetivo em particular. talvez lendo 'germinal' eu pense um pouco sobre outras coisas fora do meu cotidiano (?).

falta algo em minha vida e eu já informei isso. um propósito meu. o que eu quero da minha vida é uma aventura, creio. por aventura eu digo algo que envolva riscos. investir muito na bolsa e sofrer os riscos? ou passar um ano nas montanhas vivendo da produção natural e tentar desenvolver uma filosofia de vida (apesar de que ir até as montanhas e viver da produção natural me parece inútil. para mim ou uma aventura é útil, ou eu desisto no meio da "aventura" para poder ir comer um lamen no aska).


olha, agora vai começar uma parte aprticular. uma encheção de saco que só fala de mim mesmo. então, pode parar por aqui se não quiser ouvir encheções de saco.

hoje eu tirei o dia inteiro para ficar mal humorado. acontece periodicamente. acho que de dois em dois meses eu fico assim. mas é mais freqüente quando estou na física...acho que isso se deve a eu não estar desejando nada. com certeza está vinculado a isso. oras, lembrei que realmente escrevendo você consegue resolver algumas dúvidas.

eu preciso de um desejo. um desejo que não seja do cotidiano. o que é aquilo que faz alguem lutar e esquecer das coisas. eu só almejei até agora coisas que são fáceis de alcançar.

2 comentários:

  1. Esse negócio de estudar humanas ou exatas, física ou fisioterapia, é uma falácia. A gente não foi feito para gostar só de uma coisa, a gente não nasceu destinado a ter uma cor favorita e da mesma forma não nasceu pra ter uma função objetiva na vida.

    Pra mim a única forma é seguir em frente, procurando mesmo sem a certeza de encontrar, vivendo mais do que cumprindo um objetivo maior. Eu não escolhi não ter um objetivo, também não posse me impôr um. Eu posso fazer o que eu quero, o que eu gosto, o que me torna mais forte e faz sentido pra mim, ou eu posso fazer o que a cartilha social recomenda e desistir da pretensão de encontrar o que me torna eu? Exatas pra mim não é suficiente, humanas não é suficiente, biológicas não é suficiente. Estudar não é suficiente, trabalhar também não, diversão e amor também não são suficientes. Eu preciso ter tudo, eu quero ter tudo e ser uma pessoa completa. Umas coisas mais, outras menos. Mas eu procuro uma unidade humana nas coisas, que me permita viver sem dividir.

    E pra poder viver, também. Você leu o texto que te dei? Experimentar é expôr-se ao perigo. Mas não é uma ação exatamente, é uma postura. Arriscar-se é fazer mesmo aquilo que provavelmente não vai dar certo, apenas porque é preciso fazê-lo. Como tentar alcançar o céu. Como falar com aquela pessoa que provavelmente vai te achar um nerd idiota. Ou falar aquela coisa que você acha que ninguém quer ouvir. Ou se lançar ao mar, sem saber se é possível sair dele depois. Não é importante a aventura do inesperado?

    ResponderExcluir