20 setembro, 2008

batatas novas

postei no flog.

estou meio enfadado/(querendo ficar quieto), portanto vou escrever o que surgir na minha mente agora.

quem sabe se eu pudesse mudar o mundo com minha escrita? é o que todos os escritores profissionais gostariam para o ego, creio. mas é claro que não é possível um mero mudar o mundo. quantos iluminados já escreveram, e ainda assim outros vivem ainda violentamente, uns contra os outros, acabando repentinamente com vida de outrem? e quem acha que tem idéias tão boas assim a ponto de outros pararem e colocarem tais idéias na vida? e cada um tem uma personalidae e mentes diferentes. as pessoas são diferentes. não é que alguem detenha uma verdade. a verdade dependerá de cada um. só podemos considerar como prováveis as coisas medidas, do jeito científico (prováveis, pois as bases da ciência são coisas que cremos servirem como bases, mas ainda assim se baseiam apenas em nossas idéias sobre o mundo podemos estar medindo de jeito não correspondente a realidade. podemos estar usando nossos sensores de modo que vemos a realidade destorcida). minha verdade não é correta necessariamente para outrem, mesmoq ue tenha lógica para mim. então podemos usar um sistema de justiça? os loucos apenas possuem um modo de ver a realidade não aceito pelas convenções impostas pela sociedade. ele é um independente, não vê as coisas com influências. ou foi influenciado, mas possui uma opinião diferente sobre as idéias repassadas. ele está errado? no entanto prendem-no, privam-no de ver o mundo, de viver o mundo. ficar preso em um manicômio?! estão fazendo isso com alguêm que tem uma vida, e não fez nada de errado, somente tem potencial para fazer coisas não convencionais à sociedade. pelo menos dêssem condições melhores a esses confinados. se representam perigo, deixai-os presos, mas deêm condições viáveis a eles. todos na áfrica têm uma vida, pensam, sofrem como nós e morrem mais cedo. no islã parece que mulheres não têm muita liberdade para opinarem no que estão inclusas. no islã tambem não permitem que dissidentes das convenções impostas se expressem, ou vivam como quiserem. não é o mesmo que fazem para loucos que não representam perigo a sociedade? logo a sociedade, a seu jeito informal, já ignora as idéias do sujeito e o exclui.

as pessoas recebem conceitos (moral, conhecimento técnico, etc.) a medida que vão crescendo. a moral que recebemos é apenas convenção de outros antigos. toda a moral que recebemos não passa de convenção. eu tento ver as coisas com opinião própria. se algo é certo para mim, pronto, é o correto para mim. por exemplo, não considero correto privar alguem de sua vida.

porque escrevo tudo isto? porque aprecio colocar minhas idéias de modo organizado. porque não no papel? não sei; simplesmente acho confortável digitar e ver a opinião dos outros.
acho que vou escrever agora coisas que me concernem. escreverei sobre minhas dúvidas. sempre penso em pegar umas horas na semana pra pensar sobre minha vida e tentar solucionar minhas dúvidas. hum, é meio o que fazem os bloggers que escrevem sobre suas vidas...mesmo que ninguem se interesse, somente as pessoas interessadas nas intimidades deles, os apaixonados, ou os raptores que quiserem saber seus cotidianos para na semana seguinte poder interceptá-los e levá-los para satsifazer fetiches ou conseguir dinheiro.

vamos lá, vivemos. cheguei ao mundo sem objetivo algum. farei o que der-me na telha. mas vejo meus colegas da física. como já disse, eu sinto uma grande raiva quando noto como tem gente muito mais inteligente que eu. não é uma raiva de "hum, ele é mais inteligente que eu, que maldito", mas uma raiva de mim mesmo, por ser menos inteligente que ele. e eu vejo o juan, vejo o victor, vejo o dobay, vejo o ursulino, vejo os outros, e que raios os partam, eu vejo como estão longe do meu alcance atual. e como vai demorar muito para eu alcançá-los. é meu ego, é meu ego, completamente. o que me deixa muito desanimado é notar como estou longe deles.
por vezes deixei de estudar por ficar desanimado ao ver a capacidade deles, mas que raios os partam. vou estudar até ficar que nem eles, mesmo que demore meses e meses. mas que farei quando ficar mais conhecedor que eles? nada. vou sentar numa cadeira e vou esperar eles ficarem mais inteligentes que eu. aí para poder voltar a sentir essa emoção forte de querer correr, e ultrapassar alguem. é bem gostosa a sensação de notar que você ultrapassou alguem que você considera seu concorrente. mas de quê me adianta? o momento que passei estudando podia estar fazendo algo mais divertido para mim. eu poderia ter passado o tempo que passei estudando por força de vontade, por um tempo que eu teria passado estudando por simples prazer de entender as coisas.

próxima coisinha seria o que farei depois. bem, farei o que se mostrar disponível para mim. devo estudar para virar pesquisador, ou mesmo um dito cujo do ipen ou ipt? parece interessante trabalhar no ipt ou ipen acho que farei para trabalhar no ipt ou ipen. é o que me parece mais divertido. é isso aí.

seu geraldo andava por acá e acolá. costumava passar seus dias lendo um livro de gênero policialesco ou cuidando de um jardim no quintal de sua casa. sobrevivia de sua aposentadoria e de seus 3 filhos, bento, maíra e jorge. bento crê que é um matuto dos bons. anda com seus óculos escuros pelas ruas e vai a boates beber e conversar com amigos. tem uma namorada chamada mariana. esta vai a baladas dançar, 'soltar a franga', liberar sua tensão. jorge acha que mulheres são estranhas...como podem gostar de se remexer aleatoriamente sem motivo algum? ele crê que deve ser mais ou menos como quando ele fazia artes marciais. ele gostava por mexer o corpo mais livremente. era uma coisa que não deixavam no seu cotidiano de estagiário.
seu jorge, pois bem, gostava de ficar lá, olhando sua 'brincos de princesa' (nome de flor). era a plantinha que ele mais gostava, pois suas flores duravam muito tempo. o suficiente para ele ficar lá olhando suas flores contra o céu, sentado na bancada, no final de tarde, quando o céu está começando a ficar alaranjado. um alaranjado que o faz lembrar de sua infância, em são capião, cidade média do interior. era um garoto miúdo que gostava de ficar observando os cenários diferentes de seu cotidiano. gostava de ficar vendo as coisas diferentes, e costumava se embrenhar na mata para ficar sozinho na natureza. voltava a ser ele e sí próprio no seu estado instintivo. era ele e sua mente mais pura, sem a interferência de outrem. pensava somente em sí.

4 comentários:

  1. É ao que estamos sujeitos; outro dia ouvi na rádio(ilustrando): "O que você acha mais importante, a vontade individual ou o bem coletivo?"

    Óbvio, não faz sentido colocá-las em comparação. Ambas tem uma tanta importânca quanto a outra, e o mais importante é encontrar um meio entre elas.
    "Colocar loucos na prisão, ou tirá-los dela?"

    Estamos sujeitos a viver em um mundo conflitante. Suprimos além dos limites os níveis populacionais, e a capacidade de gerir esses sistemas ainda não foi inventada. O sistema não funciona porque existem muitos bites mas pouca memória Ram. Lotamos nossos HDs, mas não temos um Sistema Operacional para rodár todos esses programas. Ai começam os Bug, vírus, sistemas incompatíveis. E temos que fazer algo com eles, se não eles hão de atrapalhar mais o sistema.
    O mundo é um grande computador, com muitos admnistradores, pouco espaço de memória, e um péssimo Windows.
    Ainda não inventaram o Linux social.

    ResponderExcluir
  2. entendi...

    p.s: na verdade falei meio que sem pensar direito sobre o caso de liberar mais os loucos. mas o caso é que acho que um louco tem tanto direito a bem estar quanto um são, afinal o louco só tem é uma doença.

    ResponderExcluir
  3. fluxo de pensamento de primeira.
    ::P
    (mesmo!)

    ResponderExcluir