16 março, 2009

Quarteto para o fim dos tempos

estava eu na usp, sexta 13 a noite, entre as 11 e 12. liguei o rádio e curti a noite sozinho, apreciando as paisagens noturnas da usp, dos institutos vazios e ermos. quando ligo o rádio e vou colocando em diversas "rádios". vou escutando rocks antigos (kiss fm, rádio usp, uma 94,4 e outras), jazz, enquanto vou andando pelas ruas da usp. realmente um bom clima pra andar sozinho numa sexta a noite. eu estava meio ensandecido, e a música me contagiava pois parecia seguir meu ritmo. me deparo então com uma música levemente sinistra, na rádio cultura. música que eu declararia de minimalista (apesar de não saber o que é uma música minimalista), pois usava poucos instrumentos. eu esperei a música terminar, que tocou entre as 11:20 até umas 11:55. seu nome é "quarteto para o fim dos tempos". pensei que esse era o nome da próxima música que tocaram. mas fui pesquisar no youtube e é realmente essa a música. a seguir informações acerca ela http://www.interartemusica.com.br/concertositaupersonnalite/2006/obra_lista.php?id=781&temporada_id=35,36,37,38,39,40,41 ;

ela apesar de poucos instrumentos, o que alguns podem dizer que torna ela menos rica em elementos, me é intensa. uma das mais intensas que já escutei. realmente sinistra.
tantas músicas de estilo "ska" tem um monte de instrumentos, mas teêm pouca sofisticação e pouca riqueza. essa se mostra genialmente composta. não que seja genial. é algo que vem do fundo da alma. se é para dizermos genial é a capacidade do autor de desenterrar tal gama de sentimentos e com tamanha intensidade, podendo colocar tal coisa em termos musicais. achei levemente engraçadinho de que a primeira vez que foi tocada em público essa música foi em 15 de janeiro de 1941, data qual, tirando o ano, é minha data de nascimento. nada demais para informar.
o nome do dito autor é Olivier Messiaen.


errata: a rádio que afirmei ser de numeração 94,4 é na verdade 94,7;

2 comentários:

  1. obviamente tirando o Ano, todo munda sabe que você não nasceu em 41 e sim em 44, dã.

    ResponderExcluir
  2. Não pode ser 94.4! Todas as rádios em SP têm frequência ímpar!

    ResponderExcluir