04 outubro, 2008

ahn...hora de propaganda..

bem, a pedido do meu pai, tenho de fazer campanha política pro meu tio. eu sei, sinto-me meio mau por fazer isso, afinal eu fico de saco cheio de propagandistas políticos, mas é uma atividade comum quando meu pai era jovem, ele fazia campanhas. era uma época que a juventude e outros faziam comícios...meu pai faqla dessa época com certa nostalgia (talvez pelo fato de ele ter mais energia e ter muita coisa pra fazer ainda. atualmente acho que ele conseguiu muito do poder que ele poderia querer (professor de facul e uns anos atrás o responsável pela pós-graduação e pelas coisas do seu setor na faculdade. atualmente ele só quer se aposentar.
sabem, é mais excitante tudo quando você ainda está lutando pra conquistar coisas; talvez por isso adultos falem com nostalgia de sua época de jovens. talvez tenha um ar mais...de sonho. de quem não conhece toda burocracia da vidinha adulta. de quem ainda não definiu sua vida numa carreira. a maioria dos meus amigos já optaram por uma área onde trabalhar, mas ainda somos jovens suficientes para mudar de curso ou de área; acho que quando eu tiver oportunidade vou dar uma de mochileiro, antes de ter de trabalhar toda semana [apesar que eu já faço isso no laboratório de física,e estudando na física/ ou deveria estar fazendo isso]).

bem, continuando, eu não queria ter de faze-lo. afinal, faculdade de física não deveria ser lugar pra propaganda política, no meu ver. afinal, tem muitos colegas meus que vão dando importância a política e seguem por caminhos tiranos, ou de que consideram as discussões políticas, e os plenários (que acho que são mais orgias que plenários, apesar de não ter ido a nenhum) mais importantes que estudos. laro, discutir com alguem sobre visão política do mundo é divertido, você fica lá falando pra impor sua visão de mundo. é realmente divertido, deve de soltar adrenalina. o problema é quando as pessoas da faculdade querem fazer paralisia de aulas e por isso se impõem aos outros alunos que querem ter aula, fazendo barbatuques e batuques. tudo tem sua hora. até aqui eu tenho me referido ao caso da greve de 2007 da usp, de quando uma minoria queria paralisar o instituto de física, enquanto os professores e pós-graduandos continuavam seus trabalhos (pós-graduandos têm de continuar seus trabalhos mesmo em situações como essas, se não perdem financiamento pro projeto ou whatever ou sei lá quê; mas professor já tem estabilidade profissional para fazer paralisias ou pra copiar trabalhos de outrem [caso szanto, que parece ser verdade que ele copiou cosas; e casos de outros mais famosos, como mostrado no filme...'quebrando a banca'). para impor a paralisia, los otros colocaram carteiras de estudo nos corredores que davam pras salas de aulas e pras salas dos professores, e ainda ficaram batucando durante aulas.
no caso os bichinhos que cuidam dessas coisas, muitos são vinculados a partidos políticos. um dos bichinhos que mais aparecem na comissão de frente na física por exemplo, repetiu muitas matérias, e continua repetindo.

meu pai diz que no tempo dele mais jovens se empenhavam nisso. mas que ele defendia que quem fosse ser líder disso deveria ter em todas as matérias notas boas, para que o líder não precisasse usar o sistema a seu favor. essa é uma das coisas que meu pai diz.

bem, voltando ao candidato a vereância, ele fez faculdades de matemática, advocacia, engenharia, e atualmente está a fazer de pedagogia. eu confio o suficiente nele (pelo que ouvi de conversas dele com meu pai; e por ele ser filho de um dos homens que mais respeito nesta vida, pela visão filosófica e política) a ponto de eu votar nele.

info do candidato:
Kowa Iha - 45145

podecaste dello (se é que se chama isso assim, não sei): http://www.estadao.com.br/vereadordigital/vereador-pagina.php?c=45145

blog dele: http://www.bitomi.com/blog/?page_id=2 (se olharem no lado direito da página, tem dados sobre ele.

2 comentários:

  1. Concordo com você no caso da imposição de uma greve por um grupo pequeno de pessoas, mas o fato de você (nem ninguem) ter feito nada contra isso é tão grave quanto o que eles fizeram.

    Acho que é meio tarde, mas seu tio deve por no site ou em algum lugar um plano de propostas detalhado. As do blog eram muito gerais e a única bem determinada me parece bem desnecessária.

    ResponderExcluir
  2. sim, tambem notei que tava meio geral demais o 'propostas'. mas no video ele enfatiza um bocado o 'educação'.

    quanto a greve forçada, teve gente que se indispôs. eu e meus colegas tivemos aulas, exceto da professora que entrou de greve.

    ResponderExcluir