03 abril, 2008

educação

começo aqui, notem que eu tenho preguiça de começar frases com maiúsculas.

estes dias...eu me surpreendi algumas vezes com atitudes humanas.

1.1 uma vez eu e minha avó estavamos vendo notícias das crianças que morreram pela dengue no Rio; eles mostraram as fotos e nomes de algumas crianças que morreram. apareceu uma Thainá, minha avó exclamou "olha Diva, sua filha na televisão" de brincadeira. ainda bem que a Diva tinha notado que era outra Thainá.

1.2 depois minha avó falou "bem, é isso" comentário de quando terminou a reportagem sobre morte de crianças no Rio, e foi-se encaminahndo para a sala, como se isso fosse razoável para os tempos atuais. achei terrível, pois crianças que nem tiveram consciencia de sua própria existência morreram devido a falta de cuidados de adultos (não me refiro aos pais necessariamente, mas principalmente ao tal de governo); indeguei-me se ao ficar velho a seguindo a lógica, mais próximo a morte, a pessoa adquire uma certa sabedoria que tira a terribilidade da morte. acheiq ue era bobagem o pensamento, mas agora noto que não era só uma conformidade com a morte, mas uma certa sabedoria que se aprende na vida, impossivel de transmitir por palavras. tem infinitas dessas noções; bem, creio que fui mais longe do que a realidade da maioria, maybe, mas todos terão de enfrentar isso um dia.

2.2 tenho uma tendência a perdoar as pessoas que fazem pequenas infantilices, como ficar me xingando as vezes, ou falando mau de mim na minha frente; simplesmente olho pra pessoa e penso "que terrível, ela tem uma mente tão desocupada e sem noção das coisas que pode ficar se ocupando de xingar os outros? terrível, a diversão dela é xingar os outros? será que ela precisa se auto-afirmar? não, tem pessoas que fazem isso acho que por ter nada mais pra fazer ou ter coisas mais importantes intimamente a pensar"; no final fico tendo dó da pessoa, e simplesmente deixo ela continuar, pois não tenho a mínima vontade de falar com alguem que fica se ocupando de tais picuinhas.
le problem no caso é que você mostra frouxidão no tratamento com a pessoa. ela vai avançando mais nos xingamentos, a ponto de se tornar um ambiente agressivo. você vê um olhar meio violento e ofensivo na pessoa. não sei se é devido ao meu orgulho sendo atacado que eu vejo as coisas violentamente, ou se é verdade que há tal olhar ameaçador (pode-se chegar até um limite, até ai é brincadeira, depois se torna..uma irritação...bem, vocês já passaram por tal irritação, suponho...);
o caso é que é como uma polícia num Estado; eles têm de reprimir pequenos atos, para não haver avanço nas atitudes violentas; pois bem, pretendo assumir tal "espírito"; não podemos desculpar as pessoas; isso acontece com um bixo meu, ele mal me conhece e já vai tirando sarro pois eu fiz umas brincadeirinhas auto-depreciativas na frente dele; mal ele me conhece e já vem fazendo tais brincadeirinhas, nas quaais é possível notar uma infantilidade terrível;

talvez tenha chegado o momento em que eu me sinto mais velho que alguns conhecidos, e está na hora de me tornar uma referência, um educador, maybe? ou como diria outro, um socializador (alguem apto a viver em sociedade de iguais); e ainda posso fazer esse tipo de coisa com pessoas mais velhas que eu; afinal não é porque tu és mais velho que tu tens toda a sabedoria que poderias obter em idades mais antigas, do gênero "precisa de 10 de experiencia em batalhas pra evoluir, se não evoluis é porque não tens experiencia", imitando o jeito do carlos de falar/escrever; há infinitas experiências a se obter, e um adulto pode não notar coisas que uma criança tem mais chances de notar. portanto não se deve ficar arrogante sobre um ser inferior; pode se dizer que todos temos a mesma capacidade de aprender;

preciso terminar. cansaço...

e pergunto-me se a mudança de blog me fez mudar meu estilo literário. podem me informar, sirs e ma'ams.

4 comentários:

  1. resolvi ver o que tu tinha postado aqui, e tomei a liberdade de comentar; espero que não haja problemas :b

    eu precisava comentar uma coisa sobre a parte "1.2" do que tu escreveu... tu fala que a falta de cuidados dos adultos(do governo, no caso) é um dos motivos pelos quais essa onda de dengue vem assolando o Rio... eu discordo D:
    sei lá, tudo bem que ele pode tomar providências para auxiliar o povo que está doente, mas o que pode ele fazer para conter a doença? tipo, ele pode jogar aquele veneno lá, mas do que adianta que as pessoas não tomam o cuidado de jogar fora a água parada? depois de uma chuva, o governo não pode sair entrando nas casas e jogando as poças d'água, né? tudo bem que poderia promover projetos de conscientização, mas já há vários desses, e adiantou? :b
    sim, dá a maior dó dessas crianças que não têm culpa, mas a culpa não é [totalmente] do governo... D:

    anyway, sei lá

    e, realmente, há pessoas estupidamente retardadas no mundo 8D


    desculpa pela "invasão" por aqui!
    btw, você escreve super bem

    ResponderExcluir
  2. mudou bastante.
    mais atento menos expontãneo.
    talvez seja o clima de blog menos tosco. talvez menos liberdade por não ter desencanado dos leitores. menos "flor do pântano"...
    ::P
    não sei, talvez seja meu espírito mesmo.
    bom, sei lah é a resposta definitiva, só digo que esses comentários não me paixonam.
    flww

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. eu não sei, talvez eu não seja dado a coisas tão organizadinhas. não sei que há. talvez eu precise de coisas precárias pra trabalhar confortavelmente.
    sempre trabalhei em locais meio desleixados.

    talvez eu volte a postar lá, e se der me na telha eu posto acá. pensarei.

    e claro que tu podes postar aqui fernanda.

    ResponderExcluir