16 abril, 2009

vini, vidi, vici

obs: wilson, não precisa ler. é um texto chato este;

sabem como é. tem aquele cara que é teu amigo, mas ele fica te contando os problemas dele, como ele tá chegando a ficar apenas se lamentando no dia a dia. e ele realmente fica apenas se lamentando dos problemas dele quando você está com ele. e então o que fazer? interromper o assunto e perguntar se ganhadora do big brother brazil x não é uma salafrária? afinal, você já deu tantos conselhos, esperando que ele faça algo, ou que logo ele esqueça tal assunto chato, que você fica cansado de ver que ele não faz nada além de lamentar. certas pessoas creêm que o melhor meio de se resolver uma tristeza ou um problema é ficar se lamentando. mas claro que eu não vou falar sobre a ganhadora do big brother 12. ele vai ficar lá e você fica realmente sem saída a não ser escutar ou dizer "mas que puxa vida...".
bem, eu tive uns amigos assim. eu tento escutar meus amigos, porque realmente me importo com eles, mas faço isso quando o cara não está a dois meses falando da lamentação dele e eu não vejo ele se remexendo pra soldar o problema.

mas para quem tem um problema e tenta resolver o problema, e as vezes precisa desabafar com algem, eu aceito que ele se encaminhe a mim. mas se ele não faz isso, ou se o problema realmente dura mais de uns dois meses eu me canso. tento ajudar o máximo possível meus amiguinhos, umas vezes sacrificando coisas que eu tinha de fazer.

então, como vocês eêm eu tenho um certo trauma. quando eu tenho um problema, e preciso desabafar com alguem eu penso "caralho, tal pessoa tem nada a ver com tal problema meu. porque porras tal vai se interessar em me escutar se tem nada a ver com ela/e além do fato de eu ser amigo dele/a? se eu chegar lá e conversar vou é encher o saco dele, como eu já fiquei quando um cara veio pela n-gésima vez falar comigo da mesma coisa" talvez eu particularmente só fique entediado quando o cara vem falar comigo pela n-ésima vez, mas outros podem ficar de saco cheio logo quando eu começar a falar "belo dia não? como vai a vida? bem, a minha tem isso e aquilo me enchendo o saco sei que você tem nada a ver mas preciso falar com alguem".

por isso eu quase nunca chego num amigo e digo quais são meus problemas. até para meu pai eu penso em não falar pois creio "meu problema é muito nanico diante de outros problemas. meu pai já trabalha e tem uns probleminhas. porque porras eu iria encher o saco dele falando "eita, como vai, bom antescedente meu? sabe, tem uma garota lá que blá tu dum pitz etc." "

é isso. ugo, tu podes falar que tu te interessas por meus problemas. mas eu tenho receio de dizer. não sei. atualmente meu laço mais forte é o de pais e filho. se tivesse alguem mais íntimo meu eu me abriria... se um dia eu tiver um problema grande, eu espero que amigos meus me ajudem. no entanto não tenho problemas grandes, comparado com as desgraças de outrem. só tenho problemas internos...sentimentais.

sabe, perguntas chamadas popularmente de filosóficas/religiosas. perguntas para as quais não tem resposta satisfatória. elas me interogam sempre em determinados períodos quando eu não tenho um problema mais urgente pra ocupar minha mente.
depois tem outras coisas menores, como vida cotidiana normal (ah sim. como todo adolescente idiota eu preciso sair por ai e arrnjar encrenca superficial [não uma ficha na polícia!] e viver com adrenalina)(ah, tudo bem, isso não é problema. isso se reflete na pergunta filo-giosa qual o objetivo na vida. só quis colocar isso como uma idéia maluca que me vem uma hora ou outra. tenho a impressão que muitos dos desajustados na sociedade, mas com condições de vida suficientes, fazem tais peripécias devido a falta de perspectiva e de objetivo de vida) , carência afetiva, cansaço de estar consciente (bem, pra cansaço quando estou consciente eu durmo pra perder a consciencia), etc. só coloquei essas como exemplos.

ah, sobre o cansaço de estar consciente, eu durmo e umas poucas vezes eu sonho. e sonho é uma coisa interessante. li hoje nuns quadrinhos do gabriel bá e do fábio moon. sonho não é a realidade. é como gostariamos que fossem as coisas. e por vezes fazemos isso na vida real. no meu caso quando estou caido por uma garota e ela corresponde. por vezes eu nem consigo me ater arealidade da garota, porque já fantasio coisas sobre sua personalidade e decisões. já me aconteceu antes de eu cair por uma garota quando eu era mais jovem e mais bobo (ela não correspondeu) e meus amigos dizerem depois quando sabem "não creio que você está meio lelé por tal garota! ela é completamente chata e incompatível (substitui outras palavras mais ofensivas por 'incompatível') contigo!"

então, o moon e o bá disseram que não somos nós que controlamos nossos sonhos, mas eles que nos controlam. há coisas então que não dá pra controlar. que mostram a tí mesmo como você é.

um pacifista que se entusiasma falando de artes marciais tem algo de violento. um machão que sente desejos por outro machão é no mínimo bizexual, apesar de ele não querer sentir coisas por outro cabra macho.
há uma coisa que eu tenho, mas que eu não queria ter. não sou independente emocionalmente de outrem. como sabem, eu queria ser um liberto uma pessoa que vivesse apenas por sí. mas atualmente sinto desejos de companhia. talvez eu consiga mudar mais tarde isso, quando eu consolidar mais minhas idéias sobre sobre o comportamento humano, o racional, e coisas "filosoficas".

eu queria fazer um pedido. a contra gosto é claro. eu queria que alguem...se propusesse a escutar meus problemas...

(título tem nada a ver com conteúdo, mas só vou informar isso em baixo deste textinho, assim pessoas leram mesmo só querendo saber se eu vi, fui e venci uma promoção ou coisa assim)

3 comentários:

  1. ahm... minha sugestão é que leia Nitszche; Depois, leia o que Jung fala sobre ele, e vai entender o que eu diria sobre essa sua vontade de viver sozinho...
    E, bem, como já disse, faço minha profissão a escuta de problemas de outrem. Não apenas porque eu quero "curar" as pessoas, mas porque os problemas dos outras ajudam outros problemas, e acho itneressante saber resolver problemas, e as pessoas aprendem. E uma coisa que eu quero fazer para o mundo é espalhar conhecimento e sabedoria, apesar de muitas vezes não ser outrivo, hehehe.
    Enfim, disponho-me para "ouvir"seus problemas, e discuir assuntos banais e interessantes sobre a realidade vil e opressora.

    ResponderExcluir
  2. quando a gente acha que o velho bruno sumiu ele se supera com um novo texto.

    eu me disponho a ouvir seus problemas.
    agora, para isso você precisa se dispor a deixar de fingir que está estudando em mais ou menos 1 décimo das vezes que eu te chamo para sair.

    ResponderExcluir
  3. Cacete Iha! Você não sabe que existe uma tecla chamada Shift no teclado?

    ResponderExcluir