19 agosto, 2011

idéia de porque escrever

como ainda não terminei umas coisas, vá lá. colocarei aqui como sair. foi meu processo de pensamento hoje num intervalo entre cousas.

não queria dar crédito ao rainer maria rilke, sobre aspectos de escrita, mas tenho de admitir que preciso escrever. quando emoções ultrapassam os domínios da mente pra ter reflexos fisiológicos.
não entendia o porquê a necessidade de escrever.
escrever é como uma conversa íntima, entre seu personagem indagador, e seu poder analítico. o quê resulta em um desenvolvimento lógico, entre perguntas e raciocínios lógicos para respostas psicopatas (no sentido de sem intervenção emocional).
é tambem um jeito de ordenar logicamente os pensamentos.
vendo um pensamento, pela lógica você induz qual o próximo pensamento mais lógico pra seguir o caminho.
talvez para isso seja necessário limitar a velocidade de meus pensamentos a velocidade da minha escrita, e assim dê pra perceber, com mais tempo disponível os detalhes de cada idéia. como me sinto em relação a ela, e quais seus detalhes.
e então, nessa conversa interna é como se argumentasse com um monstro revolucionário interno, tentando acalma-lo com a lógica. poder pensar que existe uma justiça por trás dos eventos, que é uma justiça natural. uma causa cria aquela conseqüência.

4 comentários:

  1. Eu ainda tenho que lhe responder lá no Facebook, mas concordo um tanto com esse seu ver, parcialmente na verdade. EU não escrevo pq preciso realmente escrever, mas aproveito a forma como escrever amplia perspectivas e serve para expor suas lógicas de forma clara, e mesmo as vezes, derrubar elas.
    É um bom exercício.

    ResponderExcluir
  2. você fala da escrita como vi psicanalista falando sobre a fala em uma sessão de terapia - apenas troque "escrita" por "fala" no seu texto e vc vai perceber como é parecido.
    agora que vc está migrando para as humanas, talvez te interesse ler "a eficácia simbólica" do Levi-Strauss - que fala sobre o pode curativo (até mesmo fisiológico) do discurso, comparando feitiçaria e psicanálise como procedimentos que organizam a experiência em situações de crise.
    Acho que a grande diferença é a permanência do que se escreve - algo que te enfrenta depois.

    ResponderExcluir
  3. Vou arranjar esse livro, marcio, já que você recomenda.

    é, é interessante a escrita servir involuntariamente como um registro. é peculiar a sensação ao ver textos antigos e notar a evolução. no fim, textos são como diários, mesmo que neles eu não fale especificamente sobre mim mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Hoje escrever foi minha única solução pra resolver meus problemas... Ainda estou com um pouco de medo de ler o que eu escrevi. Fiz um passeio profundo por minha psiquê. talvez eu posto, ou temostre qualquer dia.

    ResponderExcluir