01 setembro, 2010

Santa Tereza de Ávila

"…eu vi então que ele tinha uma longa lança de ouro, cuja ponta parecia de fogo e senti como se ele a enterrasse várias vezes em meu coração, transpassando-a até minhas entranhas! Quando a retirava, parecia também arrancá-las, e me deixava esbraseada do grande amor de Deus. A dor era tão grande que me fazia gemer e, no entanto, a doçura dessa dor excessiva era tal que eu não podia querer livrar-me dela (…) A dor não é corporal, mas espiritual, se bem que o corpo tenha sua parte e mesmo uma larga parte. É uma carícia de amor tão doce que acontece então entre a alma e Deus que eu peço a Ele, em sua bondade, que a faça sentir naquele que pensa que estou mentindo…”

Trecho da Confissão de Santa Tereza de Ávila,
escritora e religiosa espanhola do século XVI
tema daquela inesquecível escultura do Bernini ("o êxtase de Santa Tereza")



isso eu tirei do blog do peçanha leitão

não tenho a mínima idéia de como uma mulher deve se sentir ao transar com um homem, mas imagino que seja assim quando ela o amar.

4 comentários:

  1. Ah, dá pra ter uma ideia, sim, e não é assim. Deus nos livre de ser assim.

    ResponderExcluir
  2. acho que não é uma coisa tão dramática ou trágica.

    você já pensou em perguntar para uma mulher? as respostas costumam ser interessantes...
    tenho impressão de que certas viagens da clarice lispector são pensamentos de ogasmo disfarçados (preste atenção, da próxima vez que ler "agua viva". aleluia?)

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Santa Tereza D'Ávila. Ela tem um poema que começa assim:
    "Por um momento,
    finjamos que sou feliz."
    Enfim, deveria perguntar para uma mulher mesmo, se bem que a santa puxa mais para o lado da dor...

    ResponderExcluir
  4. ...
    Acho que um pênis se parece muito pouco com uma lança e uma vagina está muito distante de entranhas. A semelhança entre essa imagem e o sexo é puramente plástica. Sexo não é sobre dor, não mesmo.

    ...

    Mas acho que se assemelha até que bastante à sensação da mordida.... Talvez porque a mordida é uma expressão tão forte e primitiva dessa ânsia que é fome que é a paixão.

    ResponderExcluir