26 dezembro, 2009

anel de giges

ah é, o que é 'anel de giges'.

li uns livros atualmente. diversos tinham na bibliografia delas obras de andre comte de spoinville. eu já citei esse cara por aqui. disse que era muito ruim. decidi dar mais uma chance ao ser. bem, e ele até que é interessante sim. o único problema dele (ele próprio diz isso no livro dele 'felicidade desesperadamente') é que ele é por demais didático. ele explica diversas vezes uma mesma idéia. diversas vezes de um mesmo enfoque. então é meio repetitivo. mas se você for persistente acho que até vale a peninha. ele fala que a idéia que ele quer mostrar no livro inteiro já foi resumida por um filósofo budista e por um indiano em um parágrafo, ou em uma frase.

mas continuando. em outro livro dele (não tão bom...o...não lembro o nome. deve ser 'introdução a filosofia') ele propõe um exercício. ele fala de uma história que platão escreveu. era sobre um homem que ganhava um anel. é o dito anel do título. esse anel permite que o usuário se torne invisível. o que permite que ele pratique quaisquer atos que quiser, sem ser penalizado por eles. isso faz o homem pensar sobre sua moral e ética. não lembra um pouco uma outra história? sabe, quando você coloca o anel ele te corrompe, fazendo você obedecer ás ordens dele. não são ordens dele. são ações de sí mesmo.
tolkien podia ser dito como católico. no entanto apesar de as pessoas dizerem que o anel que tinha vontade própria, era a pessoa que tinha suas vontades libertas. o anel foi feito por...ah, por um cara lá. um semi-deus. ele é o carinha mauzinho que curte fazer as coisinhas más e quer dominar o continente. então o anel é como se fosse a maçã do diabo. tolkien então deve estar dizendo que há os lados divino e o lado maléfico em cada ser. afinal, eles ainda estão lutando para serem legais com os amigos. [ESPOILÊR] mas no final frodo se recusa a destruir o anel. isso não significaria que na verdade o homem é o lobo do próprio homem? o único que teria chances de não ser corrompido pelo anel é o hobbit frodo. gandalf, o sábio, aragorn o experiente, designam frodo para levar o anel. eles não ousam tocar nele. a sabedoria e a experiencia se corromperiam diante do poder e da liberdade.
aonde está nesse caso a sabedoria de gandalf? mesmo usando o anel a sabedoria não iria tolher suas ações? ou a sabedoria de gandalf é saber que não deve usar o anel, pois pode ter um acesso de loucura e decidir libertar momentaneamente suas vontade?, afinal ele não é perfeito. nada no mundo de tolkien é perfeito, inclusive os deuses. até que ponto vai o catolicismo de tolkien? catolicismo de tolkien nesse caso são as idéias dele sobre a vida.

acho que a arte da literatura não é saber entreter, mas fornecer o cenário e o material para fazer as pessoas refletiram.

particularmente eu prefiro respostas diretas. mas é bom que no processo acima a pessoa cria sua própria resposta. afinal cada homem é diferente do outro.

5 comentários:

  1. uma pequena confusão que você fez e que pode ter mudado o sentido da sua reflexão:
    você trata a libertação dos desejos e a libertação do homem como a mesma coisa.
    você deveria considerar que a libertação dos desejos pode significar um homem escravo de seus desejos. "a liberdade dos desejos é a escravidão do homem". muitos pensadores do século XIX (montesquieu talvez seja o melhor exemplo) falaram variações disso.

    é uma coisa até mesmo bem católica opor a livre manifestação dos desejos à "verdadeira" liberdade.

    ResponderExcluir
  2. Um anel pra ficar invisível era meu fetiche na sétima série.

    ResponderExcluir
  3. Ah, uff... Eu entrei para dizer uma coisa só para ver que o "Tito" disse exatamente o que eu queria dizer... Bem, é isso aí!
    Também acho que foi sábio do Gandalf não usar o anel. Tanto poder e sabedoria seria ainda mais facilmente corrompidos. O Frodo, que não queria conquistar nada nem salvar nada, acabou aguentando mais do que os outros. Se ele fosse mais poderoso, ele teria sucumbido à própria ambição por ação do anel.
    Pelo menos é o que eu acho.
    Mas mesmo se o Aragorn e o Gandalf não usaram o Anel eles olharam dentro daquela bola de vidro, que é também arriscado. Eles poderiam ser seduzidos pelo que viram, como o Saruman foi.

    ResponderExcluir
  4. Qunado Frodo Sucumbi ao anel, ele já perdeu toda sua inocência. Ele era o único que poderia levar o anel (como disse o charles) por que ele não tinha poder, nem objetivos de conquista. Mesmo assim, veja, ele usou o anel três vezes.
    O anel quer dizer que o Poder corrompe e que a moral e a ética são distorcidas conforme o poder.
    Eu discordo dessa idéia, acho completamente ultrapassada...

    ResponderExcluir