10 junho, 2010

primeiras postagens

nos ultimos tempos até tentei escrever. sempre apaguei.

as últimas postagens visíveis foram só últimos suspiros de uma antiga atividade que deixou de fazer sentido. tanto que as últimas postagens são desprezíveis.

estava lendo umas postagens antigas. não parece ser eu falando. peculiar. ingênuas, extrovertidas. deveria considerar um bom sinal eu considerá-las ingênuas agora após tanto tempo, sinal de crescimento. mas me sinto estranho. não parece eu. será que naqueles tempos eu não tentava dar um ar mais sério ao escrito? será que agora por eu estar com pensamentos "escuros" eu penso que eu tambem tinah pensamentos escuros naquela época, e não conseguia escrever o que eu queria escrever? ou eu mudei tanto assim...

não vejo mais porquê dar minha opinião. queria saber o que me motivava tanto a dar minha opinião. eu dizia que era porque queria ver os argumentos que meus amigos davam sobre o assunto, me ajudando com o tratamento da qüestão proposta. mas não sei se era verdade. eu me lembro da vontade de registrar meus pensamentos. a parte de meus amigos opinarem acerca era verdade. mas não é verdade que era o principal motivo. de onde vinha essa vontade de registrar meus pensamentos? ou na verdade, de onde vem essa vontade de não registrar meus pensamentos e torna-los publicos, como acontecia antes?

(sim, para o paradoxo estou escrevendo aqui e registrando. mas não com um leve esforço)

algo que posso notar, e que talvez tenha relação. desisti de tentar melhorar o mundo. ao menos momentaneamente. todos os jovens tiveram a vontade de mduar o mundo, de acordo com suas preferências. aconteceu de cogitar que não vale a pena lutar por um mundo melhor. não, não era nada megalomaníaco. era simplesmente a vontade de tentar tornar a vida das pessoas mais confortável. pensava em coisas de como ajudar pobres miseráveis. pensava em tentar estudar para criar mais tecnologias que dessem uma vida mais humana a doentes. tentava pensar em como ser influente profissionalmente, afinal poder para mudar o mundo vem via relacionamento com a sociedade. uma idéia é como uma peça de dominó. ser influente é poder propagar o movimento de sua idéia em mais peças por vez. a sociedade é o que move o mundo atual.

peço perdão aos amigos que leram as últimas postagens minhas e comentaram. são desprezíveis as últimas.

4 comentários:

  1. Pra mudar o mundo, em geral funciona pouco começar pensando nos outros, sejam pobres miseráveis sejam doentes, sem levar em conta o mundo que na verdade a gente (re)produz por si mesmo. Talvez essa desilusão que você tá mostrando venha daí. Mudar o mundo acaba ficando um negócio muitíssimo mais doloroso do que levar saúde, tecnologia, dinheiro, etc pra quem supostamente não tem e é infeliz por isso.

    ResponderExcluir
  2. Eu tentei dizer que essa vontade de mudar o mundo existe enquanto ideia e aí funciona bem, quer dizer, dá um sentido pra gente, lutar pra melhorar o mundo. Essa ideia da peça de dominó é mais interessante.

    Na nossa vida cotidiana, a gente costuma reproduzir as práticas que fazem o mundo injusto, mesmo sem perceber. E a gente acha q esse jeito q vive é bom, então quer que todo mundo que vive mal viva como a gente.

    Então lógico que não dá certo tentar mudar o mundo desse jeito. Não funcio na e se funcionasse o mundo continua ruim.

    Mudar de verdade envolve mexer em coisas muito sedimentadas na gente, mexer inclusive nos valores que a gente carrega. Acho que vem daí a desilusão. Não dá pra mudar do primeiro jeito e é doloroso mudar do segundo.

    (Não to te criticando, não entenda assim. To falando também da minha experiência...)

    ResponderExcluir
  3. Uau, conforme eu ia lendo eu me senti numa conversa. No parágrafo 3 de 7 pensei, "ah, em parte é por ouvir a opinião dos amigos" mas ai você disse que não era só isso. Concordei, pensei que talvez fosse realmente maior, como a vontade de deixar algo para o mundo. Aí li o parágrafo 6. Mas sim, acho isso ainda. Um desses comportamentos que tornam os humano tão incríveis é a nescessidade de deixar traços de sua existência. Todos os animais, nós inclusive deixam um traço de sua existência ao se reproduzir. Como que umatentativa tola de atingir a imortalidade ou simplesmente por deixar uma assinatura no mundo por mais tempo.
    Nós humanos, tão capazes, construímos pirâmides, escrevemos livros, esculpimos em materiais nobres, muito mais perenes que nós mesmos. Tudo pelo mesmo motivo por que uma criança faz merda ou um serial killer deixa pistas propositalmente, tentar aparecer, receber atenção, receber atenção através dos tempos de uma maneira que o seu corpo não pode acompanhar.

    Escrever um blog é deixar uma pegada na lua digital, é ouvir oque seus companhaeiros tem a dizer, e de deixar sua pegada em nós. Seja pelo motivo egoísta de atingir a imortalidade como os egípcios imaginavam (enquanto for lembrado, existirá) seja por nos alimentar ou iluminar com seus pensamentos, afinal, vendo o mundo pelos seus olhos podemos aprender e nos tornar pessoas melhores, e talvez responder e tornar você uma pessoa melhor. Por estes motivos todos eu comento.

    ResponderExcluir
  4. pô! vc não responde os comentários!

    ResponderExcluir